segunda-feira, 14 de junho de 2010

De 14 a 18 de junho: evento sobre Controle sanitário em portos e aeroportos reunirá representantes de mais de 20 países em Fortaleza

Representantes de países de língua portuguesa e de países da América do Sul se reúnem a partir da próxima segunda-feira (14), em Fortaleza (CE), para discutir os controles sanitários realizados nos principais portos e aeroportos. O objetivo é trocar experiências sobre as estratégias de implementação do novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Segurança dos ambientes, recursos humanos e controle de microrganismos transmissores de doenças estão entre os temas abordados durante o evento realizado pela Anvisa em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Os procedimentos para inspeção de embarcações também serão discutidos.

Contexto

O processo de globalização, o aumento do trânsito internacional de pessoas e mercadorias e a mudança contínua da situação epidemiológica mundial deram um novo direcionamento à vigilância sanitária, consolidado pelo Regulamento Sanitário Internacional de 2005, que entrou em vigor em 15 de junho de 2007.

Esse regulamento passou a exigir dos países uma capacidade de resposta mais rápida frente às emergências de saúde pública e também ampliou o número de doenças de notificação obrigatória. Enquanto o regulamento anterior, de 1969, estabelecia como obrigatória a notificação de cólera, peste e febre amarela, atualmente toda emergência de saúde pública de importância internacional deve ser notificada. Estão incluídos aí os danos causados por agentes químicos, materiais radioativos e alimentos contaminados.

Os países signatários do regulamento devem desenvolver suas estratégias para conseguir colocar o mesmo em prática até 2012.

Serviço:

O que: Workshop Intercâmbio de Experiências para o Fortalecimento das Capacidades Básicas do RSI
Quando: de 14 a 18 de junho
Horário: das 8h às 18h
Abertura: 14 de junho às 9h
Onde: Ponta Mar Hotel - Avenida Beira-mar, 2200, Meireles, Fortaleza (CE)


Fonte: ANVISA


Nenhum comentário:

Postar um comentário